Nossa pesquisa
Histórico
O Laboratório foi criado em outubro de 1976, pelo naturalista argentino Hugo P. Castello e foi batizado como “Laboratório de Mamíferos Marinhos” (LMM). Em setembro de 1979, Castello retorna ao Museu Nacional de Ciências Naturais “Bernardino Rivadavia”, na Argentina, e o Laboratório fica sob a responsabilidade da bióloga Maria Cristina Pinedo, que havia ingressado na FURG em 1977. Pinedo finaliza seu mestrado no Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica em 1982, o doutorado na Universidade de Santa Cruz - Califórnia, em 1991. Ao retornar do doutorado, começa a atuar também com pesquisa e conservação de tartarugas marinhas e rebatiza o LMM para “Laboratório de Tartarugas e Mamíferos Marinhos” (LTMM). Pinedo se aposenta em 2002 e o laboratório fica sob a coordenação da Dra. Mônica Muelbert até 2006, quando o Dr. Eduardo R. Secchi ingressa na FURG e assume a liderança do LTMM. O forte viés das ações do LTMM fez com este fosse novamente rebatizado para “Laboratório de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha” (ECOMEGA), agora sob a responsabilidade compartilhada entre os professores Eduardo Secchi e Silvina Botta.
MISSÃO
E VISÃO
A missão do ECOMEGA é promover o avanço do conhecimento científico de excelência e formar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento humano e conservação das espécies e seu meio ambiente. Nossa visão é de consolidar o Laboratório uma referência nacional e internacional na pesquisa ecológica da megafauna marinha em ambientes costeiros e oceânicos subtropicais e Antárticos.
Linhas de Pesquisa
Dinâmica Populacional
Descreve a história de vida das espécies através da relação entre seus parâmetros vitais (abundância, taxas de sobrevivência, reprodução e crescimento).
Ecologia Trófica
Investiga o papel dos diferentes grupos da megafauna marinha no fluxo de matéria e energia nas teias tróficas de diferentes ecossistemas.
Uso do Habitat
Busca compreender a relação entre organismos da megafauna marinha e os componentes físico-químico e biológicos do ambiente e sua variação no espaço e tempo.
Interações com Atividades Pesqueiras
Descreve os padrões e quantifica as interações ecológicas (competição por recursos, depredação) e operacionais (capturas acidentais) entre a megafauna marinha e as atividades pesqueiras.
Ecologia Molecular
Avalia a estrutura e variabilidade genética bem como os padrões evolutivos das populações e espécies da megafauna marinha.